Toyota Hyryder Urban Cruiser [divulgação]
Toyota Hyryder Urban Cruiser [divulgação]

É fato que a Toyota está desenvolvendo um novo SUV para mercados emergentes e com forte foco no Brasil. O nome Hyryder foi especulado para o modelo destinado ao nosso país, contudo a marca japonesa revelou os primeiros teaser do novo Urban Cruiser Hyryder para a Índia logo após imagens reveladoras vazarem.

Mas será que esse é o SUV compacto para mercados emergentes e que tem desenvolvimento auxiliado pela engenharia brasileira? Possivelmente não. O próprio nome do modelo acaba por denunciar isso. Urban Cruiser é o nome do modelo de entrada da Toyota na Índia e que é baseado no Maruti Suzuki Brezza.

Usando o mesmo batismo, mas com o adicional de Hyryder, pode significar que se trata de uma variante do Suzuki Brezza. Ou seja, o Hyryder pode ser mais um modelo exclusivo da Índia. O teaser mostra uma traseira truncada, com um pequeno volume como em um sedã. É possível que Hyryder seja o sobrenome do Urban Cruiser cupê.

Toyota Hyryder Urban Cruiser [reprodução]
Toyota Hyryder Urban Cruiser [reprodução]
A imagem vazada antes do teaser da Toyota mostra um modelo de porte compacto e estilo bastante ousado. Os faróis são divididos, sendo a porção superior ligada pela grade frontal. Teto com pintura contrastante já é praxe em SUVs de lançamento mais recente. No teaser, o SUV trazia cor Azul Nebula.

A novidade fica por conta do conjunto mecânico, que será exatamente o mesmo do SUV compacto brasileiro. O Urban Cruiser Hyryder será impulsionado por um motor 1.5 três cilindros aspirado em versão regular e híbrida. São os mesmos motores usados pelo Yaris Cross na Europa.

Toyota Urban Cruiser [divulgação]
A versão Suzuki desse SUV também usará os motores da Toyota, mostrando uma maior sinergia das marcas dessa vez. Até o momento, a Toyota pega modelos indianos da Suzuki e os vende com logotipos trocados, enquanto a Suzuki faz o mesmo com os modelos da Toyota na Europa. O Hyryder será o primeiro modelos com partes das duas marcas no projeto.

>>Toyota prepara sedã aventureiro: mas vai fracassar como o Logan CVT?

>>Toyota Corolla sedã também pode ter versão GR

>>Além do 408 SUV cupê, Peugeot terá o 408 sedã rival do Toyota Corolla