Renault Duster Turbo já é realidade, mas na Colômbia

Aqui, ele não passa de 120 cavalos no etanol, usando o motor H4M, que é uma variação da Renault para o japonês HR16DE da Nissan. Com isso, o Duster de segunda geração tem um desempenho mediano, ainda mais usando uma caixa CVT, focada mais na economia e no conforto que em performance.

Se você ainda quer algo mais no Renault Duster, saiba que a versão Turbo já é uma realidade, porém, na vizinha Colômbia, onde a subsidiária Sofasa produz a nova versão do SUV compacto de origem Dacia.

Nem visto assim na Europa, o Renault Duster Turbo ainda não está disponível para venda no mercado colombiano, mas já está sendo distribuído para as concessionárias e é figura presente na linha de montagem.

Localizada em Envigado, no departamento de Antioquia e próxima de Medellín, a Sociedade de Fabricación de Automotores está produzindo o Duster Turbo também para exportação, devendo este chegar logo mais ao mercado argentino, por exemplo.

Renault Duster Turbo já é realidade, mas na Colômbia

No país andino, o Renault Duster Turbo surge com o motor H5Ht ou mais conhecido no Brasil como M282 da Mercedes-Benz, sendo um quatro cilindros com 1.332 cm3, num conceito modular (tem a versão 1.0 de três cilindros) similar ao da Stellantis com o GSE Firefly.

Com turbocompressor e injeção direta de combustível, sendo abastecido logicamente apenas com gasolina, o 1.3 TCe entrega 155 cavalos e 25,5 kgfm, o mesmo torque usado pela Mercedes-Benz em alguns de seus modelos (notadamente os MFA2) no mercado brasileiro, mas com 163 cavalos de potência.

Isso significa que, quando o Duster Turbo Flex chegar ao Brasil, ele poderá ter de 160 a 170 cavalos com etanol. Deixando para trás o vetusto F4R 2.0, o SUV ficará livre de um consumo impraticável e terá um conjunto mais eficiente, adicionando ainda mais desempenho e melhorando o conforto ao dirigir.

Mas, em terras tupiniquins, o H5Ht estreará a bordo do Renault Captur 2022, que passará por mudanças no visual e terá este 1.3 Turbo como a salvação da lavoura, usando ainda o CVT Xtronic, embora este venha a matar um pouco da performance desse novo motor.

[Fonte: Autoblog Argentina]

 

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