GMC Hummer EV SUV [divulgação]
GMC Hummer EV SUV [divulgação]

Tal qual a Jeep é a marca emblemática de SUVs da Stellantis, a Hummer desempenhava esse papel dentro da GM. Ressuscitada como uma linha de modelos elétricos da GMC, a família Hummer acaba de crescer com a apresentação do SUV 100% elétrico.

O GMC Hummer EV SUV não é tão potente quanto a picape, mas traz visual parrudo e até um detalhe que outros SUVs já abandonaram: o estepe pendurado na traseira. Mas há um motivo para isso. Os Hummer modernos contavam com estepe na traseira, o que acabou por ser transportado para o modelo mais moderno.

É possível ver as linhas clássicas da ex-marca de veículos militares no novo GMC elétrico. Ele tem carroceria quadrada e parruda, com linhas fortes e caixas de roda bem marcadas. A dianteira carrega faróis full-LED que se ligam à grade frontal iluminada. Lá há seis fendas, onde cada uma carrega uma letra do nome Hummer.

GMC Hummer EV SUV [divulgação]
GMC Hummer EV SUV [divulgação]
Por dentro, toda modernidade possível. A cabine é enorme, com espaço para cinco passageiros viajarem com o máximo de conforto. Console central extralargo separa a cabine em duas sessões. Há central multimídia flutuante com tela generosa que acompanha o painel de instrumentos totalmente digital.

Sem versões de 1.000 cv

O GMC Hummer EV SUV será vendido a partir de 2023. Ele começará a vida na versão Edition 1 que conta com 842 cv e absurdos 1.589 kgfm de torque. Segundo a General Motors, o 0 a 100 km/h será menor que 3,5 segundos. Já a autonomia será de mais de 483 km sem o pacote Off-road extremo.

Com esse kit, ele ganha proteção na parte inferior da carroceria, pneus de 35 polegadas, diferencial blocante eletrônico e alguns reforços estruturais. Por conta do peso extra, a autonomia cai para mais de 451 km.

GMC Hummer EV SUV [divulgação]
GMC Hummer EV SUV [divulgação]
Em um segundo momento, o SUV elétrico da GMC terá mais versões. A metade de 2023 será marcada pela chegada das versões 3X e 2X. O modelo de entrada conta com dois motores e 625 cv. A autonomia 483 km. Já o Hummer EX SUV 3X usa o mesmo conjunto mecânico do Edition 1, só perde alguns equipamentos.

Por fim, em 2024 estreia a versão de entrada EV2 com motor de 625 cv e sistema de baterias mais fraco. Nesse caso, a autonomia fica em 400 km. Não há planos no momento de vender o Hummer EV no Brasil, visto que a GMC não atua em nosso mercado.

>>Xiaomi investirá R$ 8,74 bilhões para produzir carro elétrico

>>Argentina já produziu 150 mil Chevrolet Cruze. Mas ele irá além?

>>Voltswagen? VW muda de nome por causa dos carros elétricos