Fiat Argo Trekking CVT [FCA Fans Brazil]
Fiat Argo Trekking CVT [FCA Fans Brazil]

A agenda de lançamentos da Stellantis para esse ano está bastante cheia. Além dos já revelados Jeep Compass 4xe e RAM 3500, o grupo franco-italiano terá seis lançamentos somente da Fiat, além do novo Citroën C3 que promete fazer barulho. Da marca italiana, as estreias mais esperadas são dos nosso Argo e Cronos.

Flagra feito pela página FCA Fan Brazil revela algumas surpresas. A primeira é que, apesar da presença do Pulse, o Fiat Argo Trekking será mantido em linha. A versão aventureira do hatch compacto estava na corda bamba por cumprir função muito semelhante ao Pulse na gama, mas ele será mantido como porta de entrada da Fiat no segmento aventureiro.

Tanto o Argo Trekking quanto as versões civis do hatch e também o sedã Cronos receberão um novo conjunto mecânico. O motor 1.3 Firefly terá a companhia da transmissão CVT que já está presente no Pulse e na Strada. Foi a maneira que a Fiat encontrou para substituir as versões equipadas com o jurássico motor 1.8 E.Torq e câmbio automático que já saíram de linha.

Fiat Cronos CVT [FCA Fans Brazil]
Fiat Cronos CVT [FCA Fans Brazil]

Economia e descanso para as pernas

O moderno 1.3 entrega 107 cv e 13,7 kgfm de torque e se destaca pela boa economia de combustível. Segundo o INMETRO, o Pulse CVT marca com etanol 9,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Já com gasolina são 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Como Argo e Cronos são mais leves que o Pulse, os números serão ainda melhores.

Enquanto o flagra mostra que o Argo passará por mudanças mais profundas em sua reestilização, o Cronos deixa claro que não terá muitas novidades. O site Autos Segredos adiantou que o sedã ganhará apenas um segundo bigode na grade frontal e nada mais que isso.

[Auto+ / João Brigato]
Já o hatch terá para-choques modificados em todas as versões, com direito a peça exclusiva para o Trekking. Faróis e lanternas não mudam, ainda que a Fiat tenha colocado camuflagem na traseira do Argo. Por lá, mudam apenas grafismos e emblemas. A cabine terá volante de Pulse e painel digital nas versões mais caras. Demais modificações ainda são dúvida.

>>Pulse tem potencial para ser o que Palio e Uno foram | Avaliação

>>Fiat Pulse desponta como SUV mais vendido na primeira quinzena de abril

>>Fiat Toro fica até R$ 8 mil mais cara e anula redução de IPI