Novo Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Versão Exclusive do SUV reestilizado aposta em novos itens de assistência à condução e mantém a mecânica utilizada desde a estreia

 

Se você estava esperando por um Kicks com motorização híbrida no Brasil, temos uma boa e uma má notícia. A boa é que a Nissan não descartou a adoção da tecnologia e-Power – já utilizada pelo Kicks tailandês e pelo novo Note – por aqui no futuro. A má é que a novidade poderá ficar somente para a próxima geração do SUV, devido ao custo inviável causado pela instabilidade cambial. Mas, afinal, o que mudou no novo Nissan Kicks 2022?

Produzido em Resende (RJ), o SUV compacto recebeu para-choque dianteiro redesenhado, faróis mais afilados e grade em “V” ampliada. Na versão avaliada, os faróis são full LED, mesmo tipo de iluminação aplicado às luzes de neblina. A traseira exibe novas lanternas em LED (interligadas por uma barra refletiva, como no Kicks estadunidense) e para-choque revisto, com maior seção pintada na cor da carroceria e a adição de mais um sonar no sensor de estacionamento – passando de 3 para 4 pontos circulares.

Novo Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Dianteira Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Outras novidades são antena estilo barbatana de tubarão em todas as versões e novas rodas de 17” para os acabamentos Advance e Exclusive. Com os novos para-choques, o Kicks cresceu discretos 15 mm no comprimento total, agora de 4.310 mm ao todo. As demais dimensões permaneceram inalteradas, com 1.760 mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.610 mm de distância entre eixos. O porta-malas continua com bons 432 litros de capacidade.

Sem motorização híbrida, o Kicks 2022 estreia em três acabamentos (Sense, Advance e Exclusive), motor único (1.6 16V flex) e duas opções de câmbio (manual e automático do tipo CTV). O modelo renovado chega sem reajuste de preços, que vão de R$ 90.390 a R$ 116.390 – clique aqui para conferir todos os preços e equipamentos de série de cada versão.

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Novos equipamentos

Do lado de dentro, o Kicks recebeu mudanças discretas, com acabamento em black piano na nova central multimídia com tela de 8” e ao redor dos comandos do ar-condicionado, além de conexão adicional do tipo USB-C. O acabamento é correto, mas demonstra simplicidade em pontos como o tecido do revestimento do teto e a ausência de iluminação nos espelhos dos para-sóis e porta-luvas.

Outros pontos que podem melhorar são a ausência de pintura no cofre do motor (que exibe ainda massas de calafetação, como nos Honda HR-V e WR-V e no Hyundai Creta), o revestimento do assoalho do porta-malas e o apoio de braço dianteiro, que parece acessório do mercado de reposição, com textura de plástico destoante em relação ao restante da cabine.

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Em toda a gama, o Kicks passa a trazer de série seis airbags, central multimídia (com tela de 7” na versão Sense), acendimento automático dos faróis e lanternas em LED. Na topo de linha, o destaque é o novo sistema de som da Bose, com 8 alto-falantes, incluindo dois no encosto de cabeça do motorista. O carro avaliado trazia ainda o opcional Pack Tech (sem preço revelado), que traz recursos adicionais de assistência à condução.

O pacote inclui farol alto automático, monitoramento de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa (com aviso sonoro e vibração no volante), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e alerta de tráfego cruzado traseiro – o controle de cruzeiro adaptativo do Kicks tailandês não chegou ao SUV nacional. As novas funções têm como base uma câmera alojada no para-brisa, além do radar frontal – realojado do para-choque para a parte traseira do logo Nissan.

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Como anda o Nissan Kicks 2022?

Na mecânica, o Kicks mantém o motor 1.6 16V flex usado desde o lançamento, em 2016, com 114 cv de potência a 5.600 rpm e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm, valores iguais para etanol ou gasolina. A versão Sense será a única com opção de câmbio manual de cinco marchas, sendo as demais vendidas com caixa automática do tipo CVT com função Sport. O Kicks 2022 deverá ainda ter uma configuração exclusiva para o público PCD, com menos equipamentos.

A Nissan fez ajustes de calibração na suspensão, que recebeu novos pontos de fixação dos membros da caixa de direção e do eixo traseiro. “Isso ampliou a área de contato dos componentes, elevando a rigidez do conjunto”, explica o gerente sênior de Engenharia de Produto da Nissan, Riacrdo Abe. O arranjo de suspensões continua do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção, na traseira.

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Entretanto, ao contrário do Kicks vendido nos Estados Unidos, o nacional não recebeu freios a disco nas quatro rodas – o SUV continua a ter freios a tambor na traseira, com discos ventilados somente no eixo dianteiro. Desta forma, não há freio de estacionamento eletromecânico em nenhuma das versões.

Mesmo sem mudanças no sistema de freios, o Kicks 2022 consegue “estancar” em menor distância. Mérito dos novos pneus Bridgestone Turanza T005, que substituem os Continental ContiPower Contact de mesma medida (205/55R17) usados até então. Segundo a marca, o novo pneu traz maior coeficiente de atrito, o que garantiu resultados superiores nos testes de frenagem de 100 a 0 km/h feitos pela fabricante: 2,9 metros a menos em asfalto úmido e 1,9 metro em pista seca.

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Mesmo com o novo composto de pneus com mais “grip”, a marca diz que não houve prejuízo à eficiência. Nesta versão com caixa CVT, o consumo (padrão Inmetro) é de 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, na ordem, são 11,3 km/l e 13,6 km/l. Apesar do consumo comedido, a autonomia continua limitada pelo diminuto tanque de combustível de 41 litros.

Nosso primeiro contato com o Kicks Exclusive 2022 aconteceu no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. Na pista, o SUV mostrou desempenho apenas adequado à proposta, sem sobras. O motor 1.6 possui entrega de força progressiva, com melhores respostas acima das 3.500 rpm.

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

O entrosamento com a caixa CVT é bom, com simulação de trocas de seis “marchas” virtuais em Drive, mas sem opção de mudanças manuais. O câmbio traz apenas as funções Sport e L, para quando se deseja obter mais freio-motor. Segundo dados de fábrica, o Kicks Exclusive acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e chega à velocidade máxima de 175 km/h. Para atenuar a intrusão de ruídos na cabine, a Nissan adotou para-brisa acústico ao Kicks 2022. De acordo com a marca, a redução média é de 1,8 dB em condição de aceleração.

Esta versão topo de linha do Kicks 2022 mantém ainda o chamado “controle dinâmico de chassi” (oferecido na antiga versão SL), que atua como complemento do sistema de controle eletrônico de estabilidade. O sistema monitora diferentes parâmetros em tempo real (como ângulo de esterço do volante e rolagem da carroceria) para atuar nos freios, motor e câmbio a fim de manter o veículo na trajetória ideal. Na prática, o Kicks surpreende pelas respostas ágeis da direção e rolagem contida da carroceria em curvas.

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

Se não inova na mecânica, o Nissan Kicks 2022 ao menos fica no mesmo nível de rivais ao trazer múltiplos airbags de série desde a versão básica e novos recursos de assistência à condução na topo de linha. Ainda que seja econômico e bem equipado, o Kicks Exclusive com o Pack Tech concorre com outros SUVs mais potentes (e igualmente eficientes) na casa dos R$ 120 mil. Desta forma, o custo-benefício do SUV da Nissan permanece mais interessante nas versões intermediárias. Ao menos até a chegada do futuro Kicks e-Power nacional…

Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil Nissan Kicks Exclusive 2022 Brasil

 

• DADOS DE FÁBRICA
Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT 2022
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha
Cilindrada 1589 cm³
Potência 114 cv (E/G) a 5.600 rpm
Torque 15,5 kgfm (E/G) a 4.000 rpm
Câmbio Automático do tipo CVT, simulação de 6 marchas, tração dianteira
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. McPherson/Eixo de torção
Pneus e rodas 205/55R17
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado/tambor
Peso (kg) 1.139
Comprimento (mm) 4.310
Largura (mm) 1.760
Altura (mm) 1.590
Entre-eixos (mm) 2.610
Porta-malas (litros) 432
Tanque de combustível (litros) 41
Preço R$ 

 

• MEDIÇÕES INMETRO
Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT 2022
Consumo (em km/l)
Cidade (etanol/gasolina) 7,6/11,3
Rodovia (etanol/gasolina) 9,3/13,6
Média PECO (etanol) 8,4
Autonomia etanol (km) 344

 

• PREÇOS E CUSTOS
Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT 2022
Carro testado R$ 124.990 (estimado)
Versão básica (Exclusive) R$ 116.390
Garantia 3 anos
IPVA (4%) R$ 4.655
Revisões (até 30 mil km) R$ 1.430

 

Fotos: Murilo Góes/Nissan e Divulgação

The post Avaliação: Nissan Kicks 2022 muda visual, mas ‘esquece’ motor híbrido appeared first on Revista Carro.