Jeep Compass
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

Por muitos anos, os carros da Alfa Romeo foram conhecidos por seu visual sempre estonteante, mas também por uma predileção pela oficina. Confiável é uma palavra que dificilmente é associada a um Alfa Romeo, especialmente dos anos 1980 e 1990 que mais gostam de quebrar do que andar. Mas a Stellantis quer mudar isso com um toque de Lexus.

Segundo informações obtidas pelo Automotive News Europe, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato disse que seu objetivo é torná-la a Lexus da Stellantis. Não exatamente ser conhecida por modelos híbridos e de design polêmico, mas sim pela confiabilidade extrema que os carros da divisão de luxo da Toyota possuem.

“Eu quero ter certeza de que a qualidade do Tonale estará perfeita desde o primeiro dia, mas também queremos oferecer o estado de arte em conectividade e interface do usuário”. E é justamente na Lexus que Imparato mira. No ano passado, uma pesquisa feita pela J.D. Power revelou que a Alfa Romeo apresenta 204 problemas a cada 100 carros.

Lexus NX 350h
Lexus NX 350h [divulgação]
A Lexus, por outro lado, tem 144 problemas a cada 100 carros. Com isso, a japonesa foi classificada como a terceira marca mais confiável dos EUA, enquanto a Alfa Romeo está na 28ª posição de 32 marcas no ranking. Uma colocação nada favorável para uma marca que precisa se reerguer e rápido, antes de ser cortada.

Para driblar esses problemas, ela recorreu á plataforma e conjunto mecânico do Jeep Compass, um modelo com melhor fama, para fazer o Tonale. Seu primeiro SUV de porte médio estreou com versão híbrida e também inaugura a nova identidade visual da marca. Ele se tornará o principal produto global da marca italiana e de maior volume.

Jeep Compass
Alfa Romeo Tonale [divulgação]
Para breve, a Alfa Romeo tem as reestilizações de Stelvio e Giulia, que prometem melhorar diversos elementos de falta de confiabilidade. Porém a marca já tem em rota o desenvolvimento de rivais para BMW X5, Audi Q7, Mercedes-Benz GLE e Volvo XC90. Até mesmo um sedã grande elétrico para brigar com o BMW i7, Mercedes-Benz EQS e Tesla Model S está nos planos.

>>Sexta-feira 13: 5 carros que dão azar aos mecânicos

>>Os 10 carros mais caros já vendidos no mundo

>>Maserati Grecale: misto de Alfa Romeo e Ford Puma feito para o GTA V?