carros
Jeep Renegade Trailhawk 4x4 [Auto+ / João Brigato]

O Brasil é um grande celeiro de desenvolvimento de carros específicos para o nosso país (e para os vizinhos próximos). Prova disso é que muitos carros passaram por reestilizações e intervenções visuais exclusivas para o nosso mercado. Ele estrearem igual lá fora e aqui, mas foram precisos alguns anos até a mudança.

Por isso, selecionamos aqui uma lista com cinco carros que passaram por reestilizações exclusivas para o Brasil e projetadas pelos centros de design em nossas terras. Carros como os Volkswagen T-Cross e Polo ficaram de fora porque já nasceram no Brasil com visual exclusivo, ao contrário desse quinteto.

Jeep Renegade

carros
Jeep Renegade Trailhawk 4×4 [Auto+ / João Brigato]
Mais recente modelo na lista, o Jeep Renegade passou por sua segunda reestilização desde que essa geração (e única) foi lançada em 2014. Até então, o Renegade era igualzinho no mundo inteiro, mas a Jeep do Brasil fez uma reforma visual exclusiva para o nosso mercado com faróis, grade, para-choques, lanternas traseiras e até partes do interior totalmente novas.

Ford New Fiesta

Ford New Fiesta [divulgação]
Ford New Fiesta [divulgação]
A reestilização que pouca gente lembra, mas que até que durou. Apresentado como linha 2018, o último Ford New Fiesta vendido no Brasil só foi reestilizado porque lá na Europa já havia uma nova geração. Um dos maiores exemplos de carros globais da Ford, o New Fiesta brasileiro tinha para-choque dianteiro exclusivo e trouxe do europeu as lanternas e faróis com LEDs que até então nunca haviam sido usados por aqui.

Fiat Marea

carros
Fiat Marea [divulgação]
Um dos últimos carros de porte médio / grande produzidos pela Fiat no Brasil, o Marea passou por uma mudança visual no Brasil a qual os europeus nunca tiveram. A traseira original do sedã não agradou por aqui, então a Fiat pegou as lanternas do primo Lancia Lybra e fez uma nova retaguarda para o Marea por aqui. Só que ninguém sabia que a lanterna era de outro carro.

Ford Ka

Ford Ka [divulgação]
Ford Ka [divulgação]
Enquanto na Europa a primeira geração do Ford Ka nunca passou por mudanças visuais, somente uma atualização de interior, o pequenino ganhou em 2002 uma nova traseira. As lanternas foram esticadas e a placa migrou para a tampa do porta-malas. Muitos não gostam, mas as vendas melhoraram após a intervenção cirúrgica.

Renault Sandero

carros
Renault Sandero CVT [divulgação]
Ao que tudo indica, essa geração será a última do Renault Sandero no Brasil. Mas o modelo mudou já duas vezes exclusivamente para o nosso país. A primeira geração tinha lanternas com visual que nunca foi usado na Europa. Mas a segunda foi além, com lanternas invadindo a tampa do porta-malas – algo não usado nem pela Dacia e nem pela Renault fora do Brasil.

>>5 carros que sofrem bullying com apelidos maldosos dados pela internet

>>Carros da Tesla são “ameaça nacional” na China e estão banidos

>>Dacia muda visual de seus carros: no Brasil, Renault ficará menos Dacia